Manaus celebra integração e valorização dos trabalhadores da construção no DNCS 2025

Sob o forte calor do último sábado (23), o Dia Nacional da Construção Social (DNCS 2025) reuniu centenas de trabalhadores da construção civil e suas famílias em um grande encontro de lazer, serviços e integração no Clube do Trabalhador do Sesi, em Manaus.  

A programação, que se estendeu até às 14h30, foi marcada pela confraternização, cuidados com a saúde, cidadania, cultura e muita diversão para todas as idades. 

Entre os destaques, estiveram os atendimentos de saúde e beleza, serviços de orientação social, atividades recreativas e a tradicional competição esportiva que empolgou o público: o 8º Torneio de Futsal da Construção Civil. O título ficou com o time da SKN Sky que disputou a final contra os Amigos da Cap-70 na grande final. O terceiro lugar foi conquistado pela equipe da SBA Engenharia. 

Também ganharam prêmio em pix, o Artilheiro da partida, Romário Barroso tem nome de craque de futebol. E o Melhor Goleiro da disputa, o auxiliar em engenharia Ícaro Gentil, “Muita emoção, a gente não esperava chegar onde chegou. Estou rouco porque a gente grita, a gente torce um pelo outro. Apesar de ser uma brincadeira, uma confraternização todo mundo quer ganhar”, acrescentou.  

A data também marcou o lançamento do projeto Elas Constroem, iniciativa que busca valorizar e ampliar a participação feminina no setor da construção civil. O momento contou com a presença da superintendente do Seconci Brasil Denise Noleto, a vice-presidente da CRS/Cbic Ana Cláudia Gomes, as primeiras alunas matriculadas e da equipe do Instituto Mulheres Soberanas, reforçando o compromisso com a inclusão e o protagonismo das mulheres no segmento. 

O evento contou com o apoio de diversas empresas e parceiros, que contribuíram com serviços, ações sociais e doações fundamentais para o sucesso da edição 2025. 

“É extremamente gratificante participar de um evento tão diverso e completo como o Dia Nacional da Construção Social. Ele celebra não apenas o trabalho dos profissionais da construção civil, mas também a vida em comunidade, o cuidado com a saúde, a cultura e o esporte. Isso nos enche de orgulho e reforça a importância de seguir investindo nessa iniciativa”, destacou Ana Cláudia Gomes, diretora de Responsabilidade Social da CBIC. 

A superintendente do Seconci Manaus, Alair Paula, também ressaltou a importância das parcerias: “Somos gratos a todas as empresas que contribuíram com esse grande encontro. Cada parceiro, seja oferecendo serviços ou colaborando com doações, foi essencial para que o evento alcançasse esse resultado tão positivo”, afirmou. 

A edição de 2025 em Manaus reforçou, mais uma vez, o orgulho de ser herói que constrói o Brasil.