Manaus recebe o projeto Elas Constroem para capacitar mulheres na construção civil

Na capital amazonense o projeto é coordenado pelo Seconci Manaus, em parceria com o Senai Amazonas

Começa hoje (25), em Manaus, o projeto Elas Constroem, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o SENAI Nacional, que chega ao Amazonas com o objetivo de capacitar mulheres de baixa renda para atuarem profissionalmente no setor da construção civil. As aulas serão das 13h às 17h, na Escola SENAI Demóstenes Travessa (Avenida Rodrigo Otávio, 2829, bairro Crespo),

Nesta segunda-feira (25), será a aula inaugural com a presença da superintendente do Seconci Brasil, Denise Noleto, e da coordenadora local do projeto e superintendente do Seconci Manaus, Alair Paula, reforçando a relevância nacional e regional da iniciativa.

A primeira turma será formada por 30 alunas que farão o curso de pedreira de acabamento e execução de revestimento de argamassa, unindo capacitação técnica à promoção da inclusão, empregabilidade e justiça social.

Além da formação, as alunas terão oportunidades reais de contratação, sendo indicadas para vagas em construtoras associadas, fortalecendo a rede de apoio e valorização da mão de obra feminina no setor. “O curso Elas Constroem vem para beneficiar mulheres que queiram ingressar nesse mercado. Com conhecimento e oportunidade terão mais autonomia financeira e o setor também ganha mais profissionais habilitados às funções”, argumenta Alair.

No último dia 23, durante a programação do Dia Nacional da Construção Social 2025, o projeto Elas Constroem foi oficialmente lançado com a participação da também da vice-presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC Ana Claudia Gomes.

Liderança e protagonismo

O projeto Elas Constroem é fruto de um trabalho de três anos da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC, que vem mentorando e formando 15 lideranças femininas da construção civil em 12 cidades brasileiras. Agora, essas lideranças entram na fase prática do projeto, aplicando seus conhecimentos na transformação da realidade de outras mulheres e do próprio setor.

Em Manaus, a iniciativa conta ainda com a parceria do Instituto Mulheres Soberanas, ONG que atua diretamente na capacitação de mulheres para o mercado de trabalho, ampliando o protagonismo feminino em diferentes áreas.

Com o Elas Constroem, o setor da construção civil avança para um futuro mais diverso, inclusivo e justo, reafirmando o papel das mulheres como protagonistas de suas trajetórias profissionais e de mudanças sociais significativas.