Setembro Amarelo – Campanha de Prevenção ao Suicídio com a psicóloga do Seconci Manaus Karla Raisa atendeu centenas de trabalhadores de sete canteiros de obras de empresas associadas.
Depoimentos pessoas, reflexões espirituais, relatos sobre depressão e a relação com o alcoolismo, foram esclarecidos aos trabalhadores. “Esse é um momento importante no ambiente de trabalho, para analisar os comportamentos e orientações sobre os possíveis tratamentos de saúde mental.

De acordo com a Campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina, há anos que o alcoolismo é considerado um problema de saúde pública no Brasil.
Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que o consumo da bebida chegou a 8,9 litros por pessoa no Brasil em 2016, superando a média internacional, que era de 6,4 litros.

No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, 3,3 milhões de pessoas morrem em consequência do uso de bebida alcoólica, além dos problemas mais conhecidos como: Hepatite ou cirrose hepática, as doenças psiquiátricas também podem estar diretamente ligadas ao uso do álcool.
Depressão, anorexia alcoólica, demência, são os transtornos mentais mais comumente relacionados ao álcool. Na psiquiatria há grande preocupação com a doença, pois os transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas é o segundo diagnóstico mais relacionado ao suicídio, representando 22,4% dos casos.




Cerca de 5% a 10% das pessoas dependentes de álcool terminam suas vidas pelo suicídio. Os dados são alarmantes, e os jovens começam a beber cada vez mais cedo.
No mês de Outubro, a equipe de Enfermagem do Seconci Manaus vai visitar os canteiros de obras e escritórios das empresas associadas para divulgação da campanha Outubro Rosa que ressalta a importância dos exames preventivos