97º Enic – Encontro Nacional da Indústria da Construção acontece nesta terça-feira, em Brasília

Nesta terça-feira (12), a partir das 9h, Brasília será palco de mais uma edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que reunirá representantes do governo, deputados e senadores para debater a agenda, desafios e oportunidades do setor.

Com o tema central “Construindo um Futuro Sustentável“, serão abordados temas como Reformas Tributária e Administrativa, competitividade e medidas para o sucesso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante o evento ainda será lançado o manual produzido pela CBIC destacando os aprendizados das edições passadas do PAC e os principais desafios para a próxima edição.

Estarão presentes na abertura do evento o ministro da Casa Civil, Rui Costa; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; e o presidente da CBIC, Renato Correia. 

O primeiro painel do evento debaterá a “Reforma Administrativa como pilar de crescimento sustentado” e contará com a participação do deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA); do presidente do Instituto Unidos Brasil (IUB), Nabil Sahyoun; e representantes da CBIC. 

Para debater a “Reforma Tributária como indutora da competitividade e eficiência das empresas” estarão presentes o senador Eduardo Braga (MDB-AM); o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO); e o vice-presidente da CBIC e presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos. 

A deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) abrirá o debate sobre a relevância da participação da mulher na indústria da construção.

 A superintendente do Seconci Manaus Alair de Souza Paula é uma das participantes do curso “Jornada do Conhecimento: Representatividade feminina”, que trata sobre a relevância da participação das mulheres no setor, desde a operação até cargos de liderança e conselhos, apresentar ações em andamento para fortalecer a presença feminina.

Na ocasião também serão compartilhadas informações sobre o projeto “Elas Constroem” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com foco no módulo de Capacitação.

Para falar sobre as “Medidas essenciais para o sucesso do PAC“, a CBIC receberá o ministro das Cidades, Jader Filho; o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP); o secretário Especial Adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Roberto Garibe; o superintendente Nacional da Caixa Flávio Tagliassachi Gavazza; e o economista Claudio Roberto Frischtak.

O painel de encerramento abordará o tema “Desafios para alcançar maior produtividade e competitividade na Indústria da Construção”, com o diálogo sobre desafios como informalidade, capacitação, sobrecustos na execução das obras por falta de produtividade e as possíveis soluções para esses gargalos. O painel contará com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do senador Efraim Filho (União-PB); do coordenador da Unidade de Competitividade do Sebrae, Renato Perlingeiro; e do presidente do Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho. 

O 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi); e o patrocínio da PlanRadar, Softplan, Mútua-Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, Multiplike, Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui (ANCCA), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: CBIC