Ação de Saúde aos trabalhadores da MRV Engenharia

Intensificando as ações de Saúde do Homem em alusão ao Dia do Homem, celebrado neste sábado dia 15.

A equipe do Seconci Manaus no canteiro da obra Mirante Amazonas da empresa MRV Engenharia em parceria com a Semsa Manaus. Durante a ação no bairro Ponta Negra, realizada das 8h às 12h, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Milton Correa, situada no bairro Santo Agostinho, também na zona Oeste, ofertaram consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, e aplicação de vacinas contra Covid-19 e Influenza. Aproximadamente 200 trabalhadores da obra foram beneficiados na atividade, sendo que 25 foram atendidos em consulta médica de clínica geral.

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, assinala que a oferta dos serviços de saúde em canteiros de obras é uma novidade neste ano entre as ações da Semsa voltadas para o fortalecimento da saúde da população masculina, sendo também uma estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde. “As maiores concentrações do público masculino ocorrem nos canteiros de obras, por isso levamos ações para esses espaços, para estimular os homens a buscar a saúde a fim de terem mais qualidade de vida e bem-estar, e também levarem saúde para dentro de suas casas”, disse. 

A estratégia vem sendo bem acolhida pelas empresas da construção civil e pelos trabalhadores atendidos nas ações, conforme aponta a superintendente do Seconci, Alair de Souza. “Os trabalhadores são receptivos e gostam desse tipo de atendimento. Hoje, eles estão maravilhados, pois não precisam sair da obra para ter uma aferição de pressão arterial, um teste de glicemia ou uma consulta médica”, relata.

 Além das equipes da USF Dom Milton Corrêa, participaram da ação acadêmicos finalistas do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sob a orientação da professora do curso de Enfermagem da instituição, Rafaela Gonçalves, eles conduziram palestras sobre a importância do autocuidado masculino e exame de próstata, além de rodas de conversas com orientações acerca de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “Os homens procuram muito pouco a unidade de saúde. Quando a Universidade vem até o local de trabalho deles, possibilita justamente fazer esse rastreamento, trazer um pouquinho da educação e saúde e da importância do cuidado com o corpo”, pontua a docente. 

Participante da ação, o trabalhador Benedito dos Santos conta que está com o esquema vacinal contra a Covid-19 e avaliações de check-up em dia, mas ressaltou o benefício relevante de ações como a realizada nesta quarta-feira para operários da construção civil como ele. “Às vezes, o cara não tem tempo para cuidar da saúde ou tomar vacina, por isso acho importante a Semsa vir trazer esse serviço até nós”, concluiu. 

Texto e fotos: Semsa Manaus