Ação de saúde com trabalhadores da Construtora Arruda

A Prefeitura de Manaus deu continuidade às ações de saúde comemorativas ao Dia do Homem, 15 de julho, ofertando atendimento médico e de enfermagem, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e teste para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, nesta sexta-feira, 21/7, no canteiro da obra Thales de Mileto da Construtora Arruda, na zona Centro-Sul da capital.

A ação, que contemplou 45 trabalhadores, faz parte uma programação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci Manaus), que levou serviços de saúde a três canteiros de obras nas zonas Oeste, Leste e Sul da capital, ao longo do mês de julho.

Coordenada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Theomário Pinto da Costa, a programação também contou com palestras sobre saúde bucal, formas de prevenção ao câncer de próstata, orientações sobre saúde bucal, além de distribuição de kits de higiene bucal.

Testes Rápidos: 30
Kits de Higiene Bucal: 38
Vacina Influenza: 26
Vacina Bivalente Covid: 18
Vacina HB: 02
Vacina Dt: 04
Vacina Meningite: 20
Consultas Médicas: 16
Participação nas Palestras de Saude Bucal e Próstata: 47

O chefe do Núcleo de Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, disse que a receptividade dos trabalhadores da construção civil foi positiva, reforçando o objetivo da programação, que é de sensibilizar o público masculino sobre a importância do autocuidado e das ações preventivas para uma boa qualidade de vida.

“Esse é um trabalho de longo prazo porque os homens não têm o hábito de trabalhar na prevenção. Mas estamos conseguindo quebrar as barreiras: já são mais de 900 serviços ofertados com estas ações”, pontuou.

Ação no sábado

Neste sábado, a programação relativa ao Dia do Homem se encerra com uma atividade especial na USF José Rayol, na Constantino Nery, bairro Chapada, das 8h às 12. “Aproveito para convidar a população masculina que vive naquela região para comparecer à unidade para cuidar da saúde”, assinalou.

Para o operário de construção Maurício Coutinho Nascimento, que aproveitou para tomar os reforços contra a Covid-19 e a vacina H1N1, a ação da Semsa foi oportuna.

“Ações como essa são importantes porque mostram para os homens que eles precisam se cuidar. Eu sou doador de sangue e faço exames médicos regularmente, mas nem todos os homens tomam esse cuidado e é isso que precisa mudar”.

Texto e fotos: Semsa Manaus