ENSE 2019: Encontro Nacional de Seconci’s começa hoje em Brasília

Superintendente Alair Paula, Presidente Tatsuro Ijichi e Engenheira de Segurança Vigliane Lima

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) e a Associação de Seconcis (Seconci Brasil) promovem o Encontro Nacional de Seconcis (ENSE) nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, na capital do país. O evento acontece uma vez por ano e reúne os dirigentes e corpo técnico das entidades para dois dias de debates, palestras e troca de experiências. Essa é a primeira vez que o ENSE acontece no DF.

O ENSE teve início dentro do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), sendo promovido pelo Fórum dos Seconcis, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Há pouco mais de uma década, os dirigentes perceberam que havia a necessidade de ampliar o alcance do encontro para que as áreas técnicas pudessem participar dos debates e discussões, inclusive com divisão de debates por áreas técnicas.

O presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro mostrou-se empolgado em ter o ENSE no Distrito Federal pela primeira vez. “As expectativas são as melhores, pois cada SECONCI fez suas sugestões de pauta para cada grupo, e com isso foi possível montar uma pauta bastante rica. Tenho certeza que vai ser muito proveitoso para todos”, disse Salgueiro.

Nos últimos anos, a manhã do primeiro dia de evento é reservada para palestras e a presença de autoridades locais e nacionais para prestigiar o trabalho social feito pelos Seconcis. Este ano, o ENSE terá duas palestras na quinta-feira, 26: “Impactos da Nova Legislação Trabalhista na Construção Civil, com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra” e “O futuro do trabalhador na construção civil diante das inovações tecnológicas, com o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos”.

Além das palestras, haverá um case sobre o Seconci-DF, segundo criado no Brasil e em funcionamento desde 1988. O presidente da entidade, Marcelo Machado Guimarães, afirma que receber outras entidades que fazem o mesmo trabalho em prol do social da construção civil aumenta a responsabilidade do DF. “A expectativa é muito grande. Nossa intenção é que esse evento seja um marco. Além disso, essa é uma oportunidade de mostrar os benefícios que estamos fazendo nesse intercâmbio social sempre tão gratificante e enriquecedor”, falou Marcelo.

Além das palestras e das reuniões técnicas, está programada uma visita à sede do Seconci-DF na tarde da sexta-feira, 27 de setembro, para que os participantes de outros estados possam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social da Construção Civil do Distrito Federal.

APOIO: o ENSE deste ano conta com o apoio institucional do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF); Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe); Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF); Sistema Fibra; Mútua; e também das empresas: Villela e Carvalho; Ipê Construção e Incorporação; Brasal Incorporações; Almeida França Engenharia; Rotacon Construção; Laboratório Sabin; Riopar Fresagem e Reciclagem; Marluvas Equipamentos Profissionais e Gráfica Taguapel.

Texto: Assessoria/ Seconci-DF