Seconci Manaus lança programação do Novembro Azul para incentivo à saúde dos homens

O Seconci Manaus vai completar 32 anos de fundação no próximo dia 28 de novembro. A comemoração será com uma série de atividades voltadas aos trabalhadores da construção civil, em especial aos profissionais da segurança do trabalho e ações da campanha Novembro Azul – Mês de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata.

Os homens com idades a partir de 35 anos já são recomendados a realizarem anualmente o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). De acordo com a superintendente do Seconci Alair de Souza, além do PSA, também é importante o exame de toque retal que identifica alterações que podem ser sinal de câncer de próstata.

“O PSA é uma ferramenta simples e indicativa de um possível diagnóstico do câncer de próstata, mas é preciso deixar o preconceito de lado, falar sobre o assunto e estimular os homens ao autocuidado, que inclui fazer o exame de toque retal quando indicado esse é o principal alerta da campanha”, acrescenta.

Em comemoração do aniversário de 32 anos e com a intenção de incentivar a regularidade desse exame, o Seconci lançou o “Check Up Azul”, um pacote de exames laboratoriais com consulta clínica para homens e mulheres estarem em dia com a própria saúde.

Além do PSA ou Preventivo (para mulheres), o pacote também inclui uma consulta clínica, hemograma, Lipidograma, EAS, EPF e Glicose. Os trabalhadores das empresas associadas que se interessarem vão pagar apenas R$59. O preço promocional também poderá ser direcionado para dependentes e à comunidade em geral, no valor é R$99.

Durante o mês de novembro, na recepção da sede, localizada na rua Simon Bolivar, 334, Centro de Manaus, os trabalhadores em espera de atendimento também poderão participar de sorteios de exames de PSA.

Educação em Saúde nos Canteiros

A equipe de enfermagem do Seconci Manaus vai atuar em mais de 20 postos de trabalho com orientações de prevenção, os fatores que aumentam o risco e tratamento.

De acordo com o Analista de Treinamento Cris Marcos, além das palestras também são realizados aferição de pressão arterial e testes de glicemia aos trabalhadores. “Nossa expectativa a atender mais de dois mil trabalhadores em novembro, queremos aproveitar a projeção da campanha para incentivar o hábito dos exames, boas práticas de alimentação e atividade física”, argumenta.

A Prefeitura Municipal de Manaus por meio do núcleo de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde também vai participar das ações. Quatro canteiros de obras a receberão os profissionais da Semsa Manaus com o tema “Saúde do Homem”.

Confira abaixo a programação de palestras nos canteiros de obras

DIA TURNO CANTEIRO EMPRESA TEMA
06 Manhã Marinas Direcional Novembro Azul
09 Manhã Cap 70 Capital Novembro Azul
10 Manhã Suframa Leman Saúde no Canteiro [ Saúde do Homem + P.A.+ Glicemia]
13 Manhã Via Norte Direcional Saúde no Canteiro [ Saúde do Homem + P.A.+ Glicemia]
16 Manhã Vista Paineiras MRV Novembro Azul
17 Manhã Sauvignon Capital Novembro Azul
21 Manhã SKN SKN Saúde do Homem + Semsa Manaus
22 Manhã Via Norte Direcional Novembro Azul
23 Manhã Ecoframa SBA Novembro Azul
24 Manhã Manauara VII Direcional Novembro Azul + Semsa Manaus
27 Manhã Mix Berton Capital Saúde no Canteiro [ Saúde do Homem + P.A.+ Glicemia]
28 Manhã Escritório Seconci Novembro Azul
29 Manhã Estilo  Golfe Direcional Saúde do Homem + P.A.+ Glicemia  + Semsa Manaus
30 Manhã Touriga Morar Mais Saúde no Canteiro [ Saúde do Homem + P.A.+ Glicemia] + Semsa Manaus
30 Tarde Escritório Capital Novembro Azul